PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
01218 020 | SÃO PAULO - SP
+55 11 3367 9500
SEG A SEX – DAS 9h ÀS 18h
13
ago 2016
sábado 14h45 Solistas da Osesp
Solistas da Osesp: Quinteto de Fagotes
MAIS DATAS 11 ago 16  


Alexandre Silvério fagote
Filipe de Castro fagote
Francisco Formiga fagote
José Arion Liñarez fagote
Romeu Rabelo fagote


Programação
Sujeita a
Alterações
Francisco MIGNONE
Quatro Peças Brasileiras
Roberto SION
Pinacoteca - 7 Gravuras Sonoras [Encomenda Osesp]
Modest MUSSORGSKY
Quadros de uma Exposição [arranjo de Jean-Christophe Dassonville]

 

 

A Osesp, em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, convida o público desse concerto a visitar o acervo do museu e conhecer as sete obras que inspiraram Roberto Sion na composição de Pinacoteca – 7 Gravuras Sonoras. Basta apresentar o canhoto do ingresso desta apresentação na entrada da Pinacoteca. Válido até 14 de agosto de 2016.

INGRESSOS
  R$ 63,00
  SÁBADO 13/AGO/2016 14h45
Sala São Paulo - Sala do Coro
São Paulo-SP - Brasil
Notas de Programa

 

 

Foi uma surpresa honrosa e mais que agradável receber a encomenda de criar, para o quinteto de fagotes da Osesp, uma peça com cerca de doze minutos, nos moldes de Quadros de Uma Exposição, de Mussorgsky, a partir de obras do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Desde logo, enxerguei o desafio como uma despretensiosa e simpática homenagem à monumental obra que Mussorgsky nos legou, e que, ao mesmo tempo, levava em conta um acervo de pinturas próximo a nós, brasileiros.

 

Compor é sempre uma aventura ao mesmo tempo feliz e desafiadora. Feliz a medida que há algo de lúdico no fazer composicional, no armar e desarmar ideias, no desvendar caminhos: o prazer das descobertas misturado ao desafio de lidar com problemas formais e estéticos, que inevitavelmente vão surgindo até o ponto de se considerar que o melhor, para aquele momento e para aquela peça, foi alcançado. Quando o resultado pode ser compartilhado com intérpretes e público, o processo chega à sua meta final — mas se completa e se renova cada vez que a música é tocada. Comunhão perfeita.

 

Pinacoteca — Sete Gravuras Sonoras começou — como era inevitável — com visitas ao museu, leituras de catálogos e fotos referenciais, a fim de descobrir quais pinturas, a meus olhos, pediam para se disfarçar em música. Felizmente, muitas delas! Ao final, fiz uma seleção, com a agradável sensação de que as restantes poderiam ainda inspirar futuras obras. Levei em conta, nesse processo, andamentos mais rápidos ou lentos, atmosferas, contrastes que as pinturas sugeriam para o equilíbrio da composição.

 

“Ergue-se o Lyceu” abre a suíte, homenageando Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi, projetistas em 1896 do prédio do Liceu de Artes e Ofícios, que, em 1905, passaria a sediar a Pinacoteca de São Paulo. A seguir, um maxixe em estilo tonal/atonal se reporta à obra Carnaval em Madureira. Uma valsa sobre o quadro A Hora da Música evoca um antigo sarau à luz de velas. “Praia de Botafogo” descreve anguidamente uma seresta ao luar, tal como sugere noturnamente a pintura. Quatro rostos infantis distribuídos circularmente em colagem no quadro Crianças inspiram um coral a quatro vozes, harmonicamente livre, interrompido propositalmente por frases em Mi Maior, travessas e ágeis. A seguir, o quadro Ventania é descrito por ininterruptas escalas ascendentes e descendentes, muito rápidas, que se dissolvem aos poucos no tempo. A tela Aos Pés da Cruz é descrita por sons dissonantes livremente criados, acordes cada vez mais tensos, procurando traduzir solenemente os últimos instantes da Paixão. A composição se encerra sob a égi e da pintura Batuque, em que a escala pentatônica, contrapontos rítmicos constantes e mesmo a liberdade jazzística da improvisação descrevem toda a pujança que a música africana traz, com sua inestimável contribuição para a música das Américas.

 

Todas as peças solicitam os cinco solistas continuamente. A fim de estabelecer mais um elo com a obra de Mussorgsky, tive a ideia de parafrasear a famosa promenade com um pequeno tema em quatro variações, que oferece a ligação entre os movimentos e dá a oportunidade para que cada um dos instrumentistas seja ouvido individualmente.

 

ROBERTO SION